Visitanto Almas o turista fará uma aventura de "volta ao passado", nos tempos do Brasil Colonial. A história da cidade remonta ao ano de 1734 com a chegada dos primeiros moradores, portugueses vindos em busca de ouro, período em que o país era colônia de Portugual. Naquela época os bandeirantes usavam seus escravos para garimpar ouro. Escavações nos arredores da cidade e a construção do velho templo católico pelos escravos comprovam o passado histórico e fascinante. Após o fim do ciclo do ouro, a economia da cidade foi retomada com o desenvolvimento da agropecuária na região.

A cidade foi fundada em 14 de novembro de 1958. Segundo dados do IBGE/2010, Almas possui pouco mais de 7.500 habitantes e fica localizada a 296,5 km da Capital do Tocantins, palmas.

Sendo uma das cidades mais antigas do Tocantins, Almas tem enorme potencial para o ecoturismo por suas muitas belezas naturais. Seus atrativos, ainda pouco conhecidos, como o Cânion encantado, a Cachoeira do urubu rei, Cachoeira da Cortina e a Pousada do Seu Davi, compensam qualquer esforço.

Ver mais