O município de Araguanã, está localizado na região norte do Estado, à margem direita do Rio Araguaia há aproximadamente 382,5 km de Palmas, capital do Tocantins.

Sua origem remota ao ano de 1952, quando seus primeiros moradores, todos garimpeiros, começaram a se fixar na região. O garimpo de Rebôjo foi o primeiro local onde esses pioneiros se estabeleceram.

Os desbravadores da região foram as famílias de: José Costa de Araújo, João Duzentinhas, Orlando Cândido de Souza, Anízio Reis Costa, João Saraiva e Arthur Carvalho.

O primeiro povoado formou-se à margem direita do Rio Araguaia, hoje conhecido por Araguanã Velho. Em consequência da enchente de 1957, que causou a perda de todas as plantações, o então prefeito de Araguaína, Anatólio Dias Carneiro, adquiriu uma área onde estava plantado um cafezal, de propriedade de Oliveira Maçon, e construiu uma escola e uma pequena igreja com ajuda dos garimpeiros. Logo após, começaram a surgir algumas casas em torno dessas construções, culminando com consolidação da atual sede municipal.

A comunicação com Araguaína, na época, era feita pelo Rio Lontra, com muitas dificuldades, chegando a levar 5 dias. No início dos anos 70 com o advento da Guerrilha do Araguaia, o governo militar apressou-se em construir uma estrada até Araguaína, tirando o povoado do isolamento em que se encontrava.

Hoje é conhecida por atrativos como o Balneário Inhumas e as belas praias Praias, como a de Araguanã e a do Escapole.

Ver mais