Nascida no período áureo da mineração no Brasil, a cidade também atendia às demandas por metais preciosos, mais especificamente por ouro e prata, no período colonial. Essa exploração aconteceu concomitantemente com a da cidade de Goiás, mais conhecida como Goiás-Velho, antiga capital do estado de Goiás.

Localizada no sudeste do estado do Tocantins, é conhecida como “Cidade das Colinas”, pois está cercada por muitas destas formações. Com seus 722,40 metros de altitude média, Arraias é a cidade mais alta do estado do Tocantins e a segunda cidade mais alta da Região Norte do Brasil

Arraias fica localizada a 415,6 km de Palmas e é a cidade com a maior altitude média do Tocantins

O município tem um grande potencial turístico, ainda inexplorado. Locais como a Gruta da Fazenda Furnas, as ruínas da Chapada dos Negros, eventos religiosos, o carnaval “inocente” e um contato muito forte com quilombolas, além dos jarros brancos de artesanato típicos de Arraia. Na gastronomia Arraias em sua gastronomia tem a famosa paçoca de carne, tradicionalmente feita pelas famílias arrainas, além de ser uma particularidade gastronômica é um alimento feito artesanalmente.  

Ver mais