O povoado de Caseara, mais tarde transformado em cidade, surgiu através do movimento de pescadores à margem direita do Rio Araguaia. O nome de Caseara, se justifica em homenagem ao seu primeiro morador e fundador, que se chamava Casé, daí Caseara, isso por volta de 1940. Caseara fica a 256 km da capital Palmas e está situada as margens dos rios Araguaia e Coco. 

Caseara é o principal portal da entrada do Parque Estadual do Cantão. A região tem opções de pesca esportiva e esportes náuticos. Pode-se fazer passeios de barco, sobretudo na seca, quando se formam mais de 800 lagos interligados por mais de 156 km de canais navegáveis. É um mundo de águas. Na cheia o cenário muda, os cursos d’agua se conectam, formando um imenso lago, habitado por jacarés, tartarugas, aves e peixes. 

Os rios são o principal atrativo turístico e também a forma de sustento de muitos pescadores integrantes da comunidade local. Durante o tempo da seca (Junho a setembro) aparecem praias de areias brancas e finas, que permitem a montagem de infra-estrutural para receber visitantes na temporada de férias.

Ver mais