Formoso do Araguaia é um município com população  estimada de 18.358 habitantes, em 2021 (IBGE Cidades, 2021), o que denota redução do contingente  populacional de 18.427 moradores recenseados em 2010 (IBGE). Com área territorial de 13.431,861 km2, Formoso do Araguaia é uma dos maiores localidades do  Estado e compartilha divisas com os seguintes municípios: Dueré (TO) e Lagoa da Confusão (TO), ao norte, com acesso pela rodovia TO-070, em eixo viário marcado pela presença dos rios Formoso e Javaé e pela Ilha do Bananal que concentra as comunidades indígenas na região; Ao sul, tem-se Sandolândia (TO) e Goiás, aos quais se chega pela TO 181, que segue próxima  à Ilha do Bananal, e Figueirópolis (TO), acessada pela BR 242 ao sul; Ao Leste, estão Dueré e Cariri do Tocantins (TO), à qual se chega pela BR 242, que permite  acessar a rodovia Transbrasiliana BR153; e  Mato Grosso, a Oeste, acessado também pela BR 242 e cuja divisa é situada no rio Araguaia, após a Ilha do Bananal. 
A Prefeitura Municipal está situada na área urbanizada, na sede de Formoso do Araguaia, na Av. Hermínio de Azevedo Soares, n150, centro e dispõe de órgão específico para a gestão do turismo, a Secretaria  Municipal de Turismo, Esporte e Juventude, que não têm dotação orçamentária específica e cujas  principais ações atuais para o Turismo são a reorganização do calendário de eventos e a promoção  do destino com o Portal da Ilha do Bananal. 
Embora tenha um fluxo consolidado de turistas de sol e praia e pesca, não há estudos de demanda  turística ou levantamentos de população flutuante, especialmente na alta temporada, identificada  como sendo nos meses de junho, julho e agosto. Esse período coincide com a época mais quente e  seca do ano, com temperaturas chegando a 35 ºC, frente a médias de 24°C, com comportamento característico do clima úmido/ subúmido com moderada deficiência hídrica1, com precipitação anual  variando de 1.400 a 1.900 mm por ano. 
O clima quente e a presença de diversas praias de rio, do Lago Municipal e dos lagos  para irrigação do Projeto Rio Formoso atraem veranistas e pescadores, que junto  com os visitantes e técnicos que atendem ao Projeto são o contingente atual de turistas de Formoso  do Araguaia. 
O aniversário da cidade é 01 de outubro e não é um marco no calendário turístico local, que prioriza  eventos esportivos. O padroeiro de Formoso do Araguaia é São João Batista, comemorado dia 24 de  junho. 
Os principais setores atuantes em Formoso do Araguaia, são a  administração pública, representado pela Prefeitura que tem 490 funcionários permanentes e 471 temporários, e a agropecuária, onde se destaca a pecuária bovina, além do Projeto Rio Formoso,  onde são produzidos: soja, arroz, feijão, melancias.

Ver mais